quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Biodiversidade


                    Com o objetivo de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade a AIB, que é a Assembléia Geral das Nações Unidas, declarou 2010, o ano Internacional da biodiversidade, mas será que a AIB está realmente conseguindo alcançar o seu objetivo?
                    A biodiversidade é a diversidade da natureza, é a variedade de vidas existentes no planeta Terra, incluindo as plantas, os animais e os ecossistemas. Como todos nós sabemos a espécie humana depende da biodiversidade para a sobrevivência, embora as pessoas estejam ciente disso, ninguém ajuda a preservar a mesma.
                    Os principais problemas que ameaçam a biodiversidade são a poluição, expansão da fronteira agrícola e a expansão urbana e industrial, tudo isso esta levando a extinção de animais e as espécies de arvores que habitam nas florestas tropicais, o que é um grande problema.
                    Muitos países desperdiçam muito os recursos naturais do nosso planeta, um exemplo disso é a grande produção do papel, um caso bem conhecido é o da importação do sapo cururu pelo governo da Austrália, com objetivo de controlar uma peste nas plantações de cana-de-açúcar no nordeste do país.
                    Existe uma convenção da biodiversidade biológica que serve para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mais de 160 países assinaram o acordo que entrou em vigor em 1993. Porém nada disso esta sendo resolvido, por exemplo, o nível de destruição das florestas está crescendo em níveis alarmantes, o que hoje não parece ser um problema tão grave, daqui a um tempo irá ser sentido na pele pop nós.
                    Todos os seres vivos presentes no planeta Terra, incluindo nós é claro, dependem da biodiversidade para viver, por tanto vamos nos conscientizar e tentar resolver a crise que estamos enfrentando, porque embora as conseqüências dos nossos maus hábitos ainda não estejam tão evidentes, uma hora ou outra eles iram a aparecer. Vamos todos juntos tentar mudar esta situação, nem que seja com um simples ato no dia a dia ou plantando uma espécie de arvore em um local qualquer.

Por: Brenno Alves Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário